Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) constituem um fenómeno geológico que sempre aterrorizou as populações que vivem em determinadas zonas da Terra.
O Japão viveu há alguns dias um enorme sismo de grande intensidade, seguido de tsunami, que varreu cidades e desencandeou o pesadelo nuclear.
Portugal, também já viveu dias de pesadelo, nomeadamente, no sismo de 1755 e não está livre de voltar a ser sacudido por outro sismo. O exemplo do Japão mostrou-nos que nunca se está preparado para uma tragédia assim, mas algumas medidas podem salvar muitas vidas!...
O que é um sismo?
A superfície da terra é formada por placas, chamadas placas tectónicas – como um puzzle gigante. Estas placas encontram-se em constante movimento, o que origina uma acumulação de energia no interior da crusta terrestre. Quando se dá uma libertação repentina dessa energia, o chão estremece, podendo provocar a queda de objectos, como televisões e estantes ou mesmo estragos nos edifícios e nas pontes. A este fenómeno natural, que dura apenas alguns segundos, chamamos tremor de terra, sismo ou terramoto. Muitas vezes os primeiros abalos são seguidos por outros, aos quais chamamos réplicas.
O que devo fazer:
- Antes do sismo?
- durante o sismo?
- após o sismo?
Pesquisa no seguinte site: http://ensinarevt.com/form_civica/seguranca/sismos/index.html
O vídeo seguinte explica as causas do terramoto e tsunami ocorrido no Japão.
Sem comentários:
Enviar um comentário