terça-feira, 22 de março de 2011

Vamos saber um pouco mais sobre os SISMOS!


Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) constituem um fenómeno geológico que sempre aterrorizou as populações que vivem em determinadas zonas da Terra.
O Japão viveu há alguns dias um enorme sismo de grande intensidade, seguido de tsunami, que varreu cidades e desencandeou o pesadelo nuclear.
Portugal, também já viveu dias de pesadelo, nomeadamente, no sismo de 1755 e não está livre de voltar a ser sacudido por outro sismo. O exemplo do Japão mostrou-nos que nunca se está preparado para uma tragédia assim, mas algumas medidas podem salvar muitas vidas!...


O que é um sismo?
A superfície da terra é formada por placas, chamadas placas tectónicas – como um puzzle gigante. Estas placas encontram-se em constante movimento, o que origina uma acumulação de energia no interior da crusta terrestre. Quando se dá uma libertação repentina dessa energia, o chão estremece, podendo provocar a queda de objectos, como televisões e estantes ou mesmo estragos nos edifícios e nas pontes. A este fenómeno natural, que dura apenas alguns segundos, chamamos tremor de terra, sismo ou terramoto. Muitas vezes os primeiros abalos são seguidos por outros, aos quais chamamos réplicas.



O que devo fazer:
- Antes do sismo?
- durante o sismo?
- após o sismo?
















Pesquisa no seguinte site: http://ensinarevt.com/form_civica/seguranca/sismos/index.html

O vídeo seguinte explica as causas do terramoto e tsunami ocorrido no Japão.

Sem comentários:

Enviar um comentário