quarta-feira, 9 de março de 2011

De onde vem a água que bebemos?

      
Ao abrir uma torneira, provavelmente já se terá questionado: “A minha água é segura para beber? De onde vem a minha água potável e como chega a minha casa? Como é que ela é tratada?”
Quando abrimos a torneira, queremos estar seguros que obtemos água potável fiável e de elevada qualidade. É este o objectivo fundamental de um sistema de abastecimento de água: proporcionar na torneira dos consumidores água potável com umas características tais que o risco para a saúde pelo seu consumo seja nulo, além de ser agradável ao paladar e à vista do consumidor.
A água potável que respeita a legislação portuguesa (e comunitária) é geralmente segura para beber, porque sofreu um tratamento adequado, de acordo com a sua qualidade na origem, e são regularmente realizadas análises à sua qualidade, de acordo com a legislação em vigor.




Origens de água


A água potável provém de águas superficiais e águas subterrâneas.
As pessoas nas grandes cidades bebem água que provém, frequentemente, de origens superficiais, tais como lagos, rios e albufeiras. Nas áreas rurais, é mais provável que as pessoas bebam águas subterrâneas que se bombeiam de um poço ou furo. Estes ligam-se a aquíferos – os “reservatórios” naturais debaixo da superfície terrestre. Do mesmo modo que a água superficial, é importante recordar-se que as actividades que ocorrem a vários quilómetros de distância podem afectar a qualidade da água subterrânea.
Água pura natural é algo que não existe. Na natureza, toda a água contém algumas impurezas. À medida que a água flui sobre a superfície do terreno, se estanca nos lagos e se filtra através de camadas de solo e rocha, dissolve ou absorve as substâncias com as quais contacta. Algumas destas substâncias são inócuas. De facto, algumas pessoas preferem água mineral precisamente porque os minerais lhe dão um sabor agradável. No entanto, os minerais a certos níveis, da mesma forma que os químicos elaborados pelo homem, consideram-se impurezas que podem causar um mau sabor na água e até ser perigosos.
Algumas impurezas provêm da erosão de formações de rochas naturais. Outras impurezas resultam da actividade humana: são substâncias descarregadas das fábricas, aplicadas em terrenos agrícolas, ou usadas pelos consumidores nas suas casas e jardins, excrementos de animais e humanos, etc.





Tratamento da água


Para que seja um produto de qualidade, a água que recebe em casa passa por diversos procedimentos técnicos com o fim de torná-la própria para o uso.
Os sistemas de tratamento de água são processos realizados na água bruta (água não tratada), visando obter um produto potável, química, bacteriológica e biologicamente seguro para consumo humano. Para tal, é necessário remover ou destruir quaisquer organismos nocivos, substâncias químicas prejudiciais, bem como materiais, sejam em suspensão ou em solução, prejudiciais à aparência ou ao aspecto estético da água.
O tratamento da água é, assim, o processo de natureza físico-química e biológica, mediante o qual se eliminam uma série de substâncias e organismos que implicam risco para o consumo ou lhe comunicam um aspecto ou qualidade organoléptica não desejáveis, e a transforma numa água própria para o consumo humano.
Os tipos de tratamento de água variam segundo o tipo de origem de água, se é subterrânea ou superficial, e a sua qualidade. Uma estação de tratamento de água terá apenas a combinação de processos necessários para tratar as impurezas da origem de água que utiliza.
As entidades gestoras dos sistemas de abastecimento usam uma grande variedade de processos de tratamento para remover as impurezas da água. Estes processos individuais podem estar organizados numa sequência, que se denomina linha de tratamento. Os processos mais frequentemente utilizados incluem floculação e sedimentação, filtração e desinfecção da água. Esta sucessão de processos de tratamento denomina-se de tratamento convencional.





Para saberes mais sobre o processo de tratamento da água deves consultar o site de onde foram retiradas algumas das informações anteriores:
http://www.aguaonline.co.pt/agua/aguatorneira.htm

1 comentário: