sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos experimentar!



Todos sabem que os principais destinatários deste Blog são os meus alunos, como tal, tenho lhes dado a oportunidade de fazerem sugestões. Uma dessas sugestões foi que colocasse experiências que eles pudessem fazer em casa.
Achei uma excelente ideia! A partir de agora e de vez em quando, irei colocar no Blog o material, o procedimento e as conclusões de algumas experiências simples. Parte destas actividades experimentais foram ou serão realizadas nas aulas de Ciências da Natureza. Os alunos que as realizarem em suas casas, devem, previamente, pedir autorização aos seus Encarregados de Educação. Ou até poderão realizá-las em família e deste modo aprenderão Ciência de uma forma lúdica e divertida!


1ªExperiência - Vamos ver o interior do ovo sem lhe retirar a casca!

Material:
- ovo
- vinagre
- frasco de vidro com tampa


Procedimento:
1 - Coloca o ovo dentro do frasco de vidro, com muito cuidado.
2 - Deita vinagre no frasco até o ovo ficar totalmente coberto.
3 - Tampa o frasco e aguarda 2 dias.
4 - Ao longo dos 2 dias abre o frasco de vez em quando para deixar sair o gás que se forma.
5 - Sempre que abrires o frasco, observa com atenção o ovo e regista as alterações ocorridas.
6 - Retira o ovo do frasco com muito cuidado e lava-o bem. Nota: Se a casca não tiver saído totalmente, deverás colocar novamente o ovo no frasco e adiciona um pouco mais de vinagre.
7 - Quando toda a casca tiver saído, lava bem o ovo, mas tens de ter muito cuidado para não o rebentar.
8 - Observa o ovo perto de uma janela ou de uma luz.
9 - Movimenta o ovo e regista as tuas observações.


Resultados / Conclusões:
Quando mergulhas o ovo no vinagre começam a formar-se pequenas bolhas de gas em redor do ovo. A casca do ovo vai ficando mais fina e, passados alguns dias, desaparece totalmente.
A casca do ovo é constituída por uma substância designada carbonato de cálcio, que a torna dura e resistente. Quando adicionamos vinagre (que é uma substância ácida) ao ovo, ocorre uma reacção química entre o carbonato de cálcio e o vinagre. Nesta reacção formam-se várias substâncias, nomeadamente um gás chamado dióxido de carbono. A casca de ovo desaparece, no decorrer dos dois dias, porque o carbonato de cálcio se vai gastando na reacção.
Outra observação que deverás ter realizado é o facto de o ovo ter aumentado bastante de volume, isto é, ficou muito maior do que era antes de o colocares dentro do vinagre. Tal facto ocorreu porque a membrana que envolve o ovo tem poros (buracos) muito pequenos, tão pequenos que nem com uma lupa se conseguem observar, mas que deixam passar o vinagre. Enquanto o ovo esteve dentro do vinagre, parte desse líquido entrou para dentro do ovo, logo, este ficou mais inchado do que estava antes. Com esta experiência conseguiste retirar a casca ao ovo e observar o seu interior, sem necessitares de partir a casca do ovo! Parece magia, mas provaste que é verdade!
       

1 comentário: