segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia do dador de sangue


O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objetivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
O Dia Mundial do Dador de Sangue como evento anual a ter lugar a 14 de Junho.
Assim, foi decidido homenagear o cientista e médico austríaco, Dr. Karl Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea, sendo aquela data, o dia do seu aniversário (14 de Junho de 1868), quando este descobriu o sistema dos grupos sanguíneos AB0, abrindo as portas à transfusão sanguínea. Por esta razão, foi premiado com o Nobel da Medicina em 1930.

Na primeira efeméride, a OMS decidiu valorizar o dador anónimo, voluntário e benévolo, ao qual se atribui inequivocamente o alcance da dádiva mais segura na qualidade do sangue doado, promovendo-a como o exemplo a seguir por todo o mundo.

Todos os anos, o Dia Mundial do Dador de Sangue é assinalado com um evento internacional acompanhado de uma campanha mediática a nível mundial destinada a sensibilizar para a necessidade de sangue seguro e para a importância da dádiva de sangue voluntária e não remunerada feita de maneira regular.

Retirado de: http://ipsangue.org/ipsangue2011/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=31&Itemid=55

 

Sem comentários:

Enviar um comentário