quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down



A  21 de março de 2013 assinala-se o 8.º aniversário do Dia Mundial da Síndrome de Down, um dia de conscientização global que foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.

A data de 21 de março foi a eleita pela Associação Internacional da Síndrome de Down(Down Syndrome International) pelo facto de se escrever como 21/3 (ou 3-21), fazendo alusão à Trissomia 21. A primeira comemoração desta data ocorreu em 2006.

A 19 de dezembro de 2011 a ONU aprovou uma resolução que designa o dia 21 de março como Dia Mundial da Síndrome de Down. A data passou a ser comemorada, oficialmente, a partir de 2012. A ONU propôe que os Estados-membros comemorem com a adoção de medidas para promover maior conhecimento sobre a Síndrome de Down.


A síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Ele descobriu que a causa da síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

Para desenvolver todo seu potencial, a pessoa com síndrome de Down necessita de um trabalho de estimulação desde seu nascimento. Ela faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a contribuir com sua forma de ser e sentir para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.

Retirado de:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/sindroma+de+down.htm
http://edif.blogs.sapo.pt/28656.html

Sem comentários:

Enviar um comentário