sábado, 2 de março de 2013

Animais hematófagos

  

Hematófagos - são os animais que se alimentam de sangue como por exemplo sangussugas, carraças, morcegos-vampiro, algumas moscas, melgas e mosquitos.

   

Sendo o sangue uma substância rica em nutrientes como proteínas e lipídios que podem ser obtidos sem muito esforço, a hemotofagia (do Grego, haima “sangue” e phagein “alimentar-se”) evoluiu como preferência alimentar em muitos animais vertebrados ou invertebrados, mas principalmente entre os últimos.
A hematofagia evoluiu de forma independente em diferentes grupos animais, desde invertebrados como os artrópodes (ex. carraças, mosquitos), anelídeos (sanguessugas) e  vertebrados, como peixes (lampreia) e mamíferos (morcego-vampiro) Contudo, a maioria dos animais hematófagos são artrópodes, cerca de 14.000 espécies.
Os hematófagos possuem várias adaptações biológicas complementares para localizar suas presas. A maioria das espécies hematófagas são noturnas e silenciosas, a fim de evitar a detecção pela presa. Também desenvolveram órgãos sensores especiais para componentes físicos ou químicos, para detectar, por exemplo, os componentes do suor, dióxido de carbono, calor, luz, movimento, etc.


As sanguessugas medicinais Hirudo medicinalis são anelídeos que sugam o sangue de mamíferos.Podem ingerir uma quantidade de sangue 10 vezes superior ao seu próprio volume. Até ao século XIX, as sanguessugas eram utilizadas na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias).Os Egípcios, os Gregos e os romanos praticaram as sangrias com sanguessugas. Recentemente, voltaram a ser utilizadas em medicina, em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, com possibilidade de gangrena, visto que a sua acção sugadora e o anticoagulante que injectam, forçam o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.




4 comentários: