quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vamos saber mais sobre o apêndice?

        

O que é o apêndice?
O apêndice vermiforme ou apêndice cecal é um tubo sem saída, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso e que se situa na região  inferior direita do abdómen. Os seres humanos e os macacos são os únicos seres vivos que possuem apêndice.

Qual é a principal função do apêndice?
Não se sabe ao certo qual função exerce. Contudo é sabido que possui uma grande quantidade de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais. 

O que é a apendicite?
Por motivos ainda pouco conhecidos, o apêndice pode inflamar, principalmente nas crianças, adolescentes e adultos jovens. Esta infecção é conhecido como apendicite.

Quais são os principais sintomas da apendicite?
Os principais sintomas da apendicite são: dores e cãibras na região situada entre o lado direito da bacia e umbigo, febre, náuseas, vómitos e diarreia. 

Qual é o tratamento da apendicite?
O tratamento da apendicite é a retirada do apêndice através de cirurgia. Esta intervenção cirúrgica deve ser rápida, pois se a parede do apêndice se romper, a infecção pode se alastrar por toda a cavidade abdominal e causar peritonite (inflamação da parede abdominal). A peritonite aguda, sem tratamento adequado, pode levar o paciente a morte.
 
                             

Sem comentários:

Enviar um comentário