sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mitos alimentares

Desde sempre o homem fez muitas conjecturas sobre os alimentos e os seus efeitos no nosso organismo, mas nem todas as afirmações sobre a alimentação que ouvimos no nosso dia-a-dia são verdades puras, algumas são meros mitos alimentares sem qualquer fundamento científico.
Seguem-se alguns exemplos de mitos alimentares e a sua respectiva explicação:
1)      A água à refeição engorda - FALSO
A água nunca engorda, nem à refeição nem fora dela. A água não fornece nenhum nutriente energético, não contém açúcar, nem gordura, nem proteínas. A percentagem de água presente no corpo humano é de 60% a 70%, no caso de haver retenção de água pelo organismo, poderá influenciar o peso. No entanto um indivíduo saudável não faz retenção de líquidos. Esta é uma situação associada a algumas doenças e que deve ser sempre acompanhada pelo médico.
2)      Não se deve beber água quando se sua após exercício físico intenso - FALSO
Sempre que se realiza exercício físico intenso há eliminação de grandes quantidades de água que se liberta durante o trabalho muscular para permitir a manutenção da temperatura corporal. Sendo a água o maior constituinte do nosso organismo (60-70% do nosso peso), tem que ser reposta o mais rapidamente possível para evitar a desidratação. Deve ser consumida à temperatura ambiente para não causar eventuais choques térmicos.
3)      Posso comer toda a fruta que quiser – FALSO
A fruta contém frutose, um açúcar simples que pode ser consumido diariamente mas sem exagero. A quantidade de fruta recomendada diariamente é de 3 a 4 peças. Quem consome fruta em excesso não está a fazer uma alimentação saudável e poderá desencadear problemas de saúde.
4)      O azeite é uma gordura excelente e por isso não engorda – FALSO
O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto quanto as outras gorduras. Cada colher de sopa contém 10g e fornece-nos 90Kcal. É uma gordura excelente, rica em antioxidantes, que ajuda o funcionamento do aparelho cardiovascular e como tal, sempre preferível às outras gorduras, sobretudo as saturadas, mas o seu consumo deve ser sempre com conta, peso e medida.
5)      Laranja com leite faz mal – FALSO
Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente. Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas
6)      O pão engorda – FALSO
Frequentemente ouve-se dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos…
7)      As tostas emagrecem – FALSO
As tostas, quando comparadas com igual quantidade de pão, fornecem mais calorias (energia) uma vez que são mais ricas em gordura e pobres em água. No entanto, podem fazer parte de uma alimentação saudável. Tudo depende da quantidade!
8)      Há alimentos proibidos – FALSO
Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. É verdade que alguns alimentos, sobretudo quando são ricos em gorduras ou em açúcar são apontados como pouco saudáveis. O que não significa que não possam ser ingeridos.
A questão fundamental prende-se com a quantidade e a frequência. Alimentos menos equilibrados devem ser ingeridos em menor quantidade e apenas de vez em quando.

Sem comentários:

Enviar um comentário