sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vamos limpar Portugal 2012!


World Cleanup 2012 from AMO Portugal on Vimeo.

Este é o nosso Planeta… a TERRA é a nossa casa e é a única fonte de vida: dá ao Ser Humano todos os recursos de que necessita para viver o dia-a-dia.

Mesmo dependendo do seu Planeta, da sua Natureza e do Meio Ambiente, o Ser Humano assume muitas vezes comportamentos irracionais e ambientalmente insustentáveis.

Todos os dias as florestas são vítimas de crimes… toneladas de lixo são despejadas indevidamente nas florestas… milhares de hectares ficam contaminados…

É preciso salvar as florestas Portuguesas.

4,5 milhões de toneladas de resíduos são produzidos anualmente em Portugal: isto significa que cada português produz em média cerca de 450kg de resíduos por ano! Todos, sem exceção de idade, produzimos em média um quilo e duzentos grama de lixo… por dia!

Mas o pior é que estes números dizem respeito apenas aos resíduos que são encaminhados para um destino adequado.

Em Portugal os resíduos não têm todos um destino adequado, ainda há quem sinta que é aceitável livrar-se do lixo escondendo-o atrás de uma moita, no meio de uma floresta ou “dentro daquela gruta lá na serra, que ali ninguém vê”…

Em Portugal ainda há quem pense que é aceitável livrar-se daquele papel, daquela garrafa, daquela beata de cigarro, atirando-os pela janela do carro!...

Procurando sensibilizar os menos atentos, e para que compreendam os impactes dos seus errados comportamentos ambientais, em 2008, os Estónios lançaram o desafio à sua população para num só dia limparem todas as deposições ilegais de resíduos do seu país.

Também em Portugal e num só dia, em Março de 2010, o movimento cívico Limpar Portugal o fez.

Foi um grande exemplo de civismo e de cidadania: arregaçamos as mangas e colocamos Mãos à Obra, e mais de 100 mil voluntários, todos juntos, limpamos cerca de 13 mil lixeiras, recolhendo mais de 50 mil toneladas de resíduos depositados indevidamente nas nossas matas, florestas, praias, rios e cidades: em todo o país - Portugal Continental e Ilhas.

O ano seguinte, 2011, foi o ano de comemoração das ações de 2010. Os voluntários voltaram a juntar-se e reviveram os bons momentos de confraternização. Alguns voltaram a limpar mais algumas lixeiras, mas a maioria procurou criar atividades de educação, sensibilização e formação ambiental. Entretanto os voluntários da AMO Portugal têm efetuado o acompanhamento das lixeiras tomando uma postura de vigilância e de prevenção.

A Associação Mãos à Obra Portugal é herdeira da organização de base do Projeto Limpar Portugal e todos os resultados das suas ações derivam da oferta voluntária de meios, bens, serviços, criatividade e mão-de-obra, dos cidadãos e instituições que aderem às iniciativas.

O desafio da AMO Portugal para 2012:

A 24 de março realizamos uma ação de limpeza de resíduos depositados indevidamente nas nossas florestas e outros espaços públicos, integrados na ação internacional “Let’s do It! World Cleanup 2012”, que decorre entre 24 de março e 25 de setembro de 2012.

Esta iniciativa tem como objetivo obter a participação de mais de 100 países, de 300 milhões de pessoas, e a recolha de 100 milhões de toneladas de lixo em todo o mundo, em acões de um só dia.

Para além da recolha efetiva de todos os resíduos, o principal objetivo da iniciativa é promover a EDUCAÇÃO ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

A melhor forma de sensibilizar as pessoas para o problema da deposição ilegal de lixo nas nossas florestas e espaços naturais é confrontá-las com a verdadeira dimensão do problema, pelo que, gostaríamos de este ano conseguir trazer mais voluntários a participar.

Para obteres mais informações consulta http://www.amoportugal.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário