quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Menstruação

                          
O que é a menstruação?
A menstruação é uma perda de sangue cíclica que resulta da descamação do endométrio (parede que reveste o útero) com uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias.


Após o aparecimento da primeira menstruação (menarca), é comuns os ciclos menstruais serem pouco regulares podendo mesmo existir longos períodos sem que ocorra qualquer hemorragia.


Existem factores que podem influenciar a duração dos ciclos menstruais bem como a quantidade de sangue libertado em cada mês como, por exemplo, o stresse e as preocupações, as mudanças de clima e os hábitos alimentares. Por isso, a quantidade de fluxo pode ser diferente de mês para mês.
É a isto que, vulgarmente, se chama “estar com o período” ou estar menstruada.



Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
Habitualmente, um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas, podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.

Um ciclo menstrual é o período de tempo que vai do 1º dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte (do ciclo seguinte).

Estes dias podem variar de mulher para mulher assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo. 

Quais os cuidados que devo ter com a higiene? Os genitais têm odores próprios, que são normais. A mulher tem glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor) na vulva que produzem um cheiro característico.

É importante que seja feita uma higiene diária e adequada, mas que não seja abusiva, uma vez que a vagina possui bactérias que a protegem das infecções e que, por isso, não devem ser destruídas.


Quais os mitos mais comuns sobre a menstruação?
Não se pode lavar a cabeça quando se está com a menstruação
Não se deve fazer desporto,
Não se podem comer alimentos frios,
Não se pode pisar um chão frio. 

Retirado de: http://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/Sexualidade/NossoCorpo/Paginas/Menstrua%C3%A7%C3%A3oeciclomenstrual.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário