quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mudanças na adolescência

                               

O que muda na adolescência?
Estás a iniciar uma nova fase da tua vida: a puberdade e a adolescência. Agora começam grandes transformações no teu corpo, na forma de te veres a ti próprio(a) a vida e de entender as pessoas. Podemos dizer que é um “salto de crescimento” mas desta vez para a sociedade.   
É um período de transformações profundas, quer ao nível do corpo que ao nível das relações com os pais e com as outras pessoas, bem como em muitos outros aspectos da vida. É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações mas também uma fase rica em ideias, experiências, sonhos, projectos e expectativas.
Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e, portanto, com o aparecimento da primeira menstruação (menarca) nas raparigas e com a possibilidade de ejaculação nos rapazes.
Em termos de idade isto é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas.
É uma fase na qual vão ocorrer mudanças ao nível físico que não gostarias que ocorressem dessa forma: ou acontecem depressa demais... ou demoram a acontecer...
Pode ser uma etapa de grande confusão, porque estás na transição entre seres criança e tornares-te adulto(a).

O que muda nas raparigas?
Algumas raparigas surpreendem-se por ainda não terem os seus seios desenvolvidos ou estarem já muito desenvolvidos, surpreendem-se por terem a pele mais oleosa, suarem mais, terem borbulhas, as ancas alargarem, terem menstruações mais ou menos regulares.
O ritmo destas mudanças é individual e único, sendo por isso diferente do desenvolvimento de outras colegas e amigas. Ninguém sabe ao certo porque é que o desenvolvimento acontece em algumas jovens assim de forma “acelerada” e noutras de forma mais gradual.
Sabe-se, no entanto, que não são iguais para as raparigas e para os rapazes. Provavelmente terá a ver com o clima, nutrição ou com a hereditariedade. Todavia, com o passar do tempo, algumas diferenças tenderão a diminuir. E naturalmente, existirão sempre pessoas mais altas, baixas, com mais ou menos peito. Mas é importante saberes que cada pessoa vive este período de forma própria.

O que muda nos rapazes?
A adolescência é o período da vida em que já não se é criança mas ainda não se é adulto.
Os rapazes observam uma mudança na voz (fica mais grave), os ombros alargam, aparecem pêlos púbicos e nas pernas, braços e rosto. Transpira mais, a sua estatura desenvolve-se e começa a ter erecções e a libertar esperma, portanto, o rapaz passa a ter a capacidade de produzir espermatozóides.

Sem comentários:

Enviar um comentário