quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Acne juvenil

O que é o acne?
O acne juvenil é uma inflamaçãoConjunto de reacções locais (congestão, dor, exsudado, rubor; tumefacção) provocadas por gangrena, infecção ou traumatismo.  crónica das glândulas sebáceas (que se encontram junto à raiz dos pelos), caracterizada pelo aparecimento de «borbulhas» (pápulasElevações cutâneas circunscritas consistentes, em geral de pequeno tamanho e de evolução fugaz, que podem ser epiteliais, dérmicas e mistas. ), «pontos negros» (comedões) e, mais raramente, nódulosLesões cutâneas elementares, semelhantes a tubérculos, com volume diverso, quase sempre considerável. São moles, duros, indolores ou muito dolorosos, podem ser apreciáveis por evidente congestão superficial, mas em geral somente são percebidos mediante palpação cuidadosa.  dolorosos com pusLíquido espesso constituído de leucócitos degenerados, bactérias mortas e células descamadas. , localizados na faceRegião anterior da cabeça, situada abaixo da linha dos supercílios. Superfície de um órgão. , pescoçoParte estreita do corpo que suporta a cabeça e fica acima do tórax. , ombros e troncoO torso. .

Quem pode ter acne juvenil?
O acne surge mais frequentemente nos jovens do sexoConjunto dos elementos anatômicos e funcionais que distinguem machos e fêmeas.  masculino, no início da adolescênciaPeríodo de desenvolvimento cuja principal característica é o rápid crescimento físico e psicológico. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece como limites de idades dos 10 aos 19 anos, em ambos os sexos.  e atinge a sua expressãoAto de espremer.  máxima entre os 17 e 21 anos. A maioria dos indivíduos melhora até aos 25 anos, embora alguns adultos possam manter manifestações da doençaAlteração do estado de saúde; muitas vezes se manifesta por sintomas e sinais.  para além dos 40 anos.

Porque aparece o acne?
O acne juvenil resulta de um aumento da produção de gordura a partir das glândulas sebáceas, por acção da secreçãoProduto de atividade especializada de células, as células glandulares.  de hormonas (principalmente a testosteronaPrincipal hormônio andrógeno secretado, principalmente, pelo tecido intersticial testicular do homem. ), que surge com os caracteres sexuais secundários, na puberdadePeríodo da vida desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários até a maturação sexual para atingir a capacidade reprodutora e o crescimento total do organismo. A puberdade é o único período da vida, desde o nascimento, em que a velocidade de crescimento é aumentada. . Este excesso de sebo bloqueia o canal de saída do folículoPequeno elemento anatômico em forma de saco.  e juntamente com a acção de uma bactériaMicrorganismo unicelular. Algumas provocam doenças no Homem, enquanto outras intervêm em diversos ciclos biológicos como o ciclo do nitrogênio. Existem diversos tipos de bactérias, classificadas conforme características de seu crescimento: aeróbicas ou anaeróbicas; por sua capacidade de absorção de corantes especiais: gram positivas ou gram negativas; ou por sua forma: bacilos, cocos, espiroquetas.  (CorynebacteriumGênero das bactérias Gram positivas com extremidades dilatadas classificadas, algumas vezes, na família das Actinomycetaceae ou, outras vezes, em uma outra família da ordem dos Actimomycetales, e que compreende as variedades anaeróbia e aeróbia.  acnes) conduz a uma inflamação no interior da glândulaÓrgão secretor de hormonas ou enzimas. .


O que é verdadeiro e falso em relação ao acne?
- O acne não é contagioso.
- Os «pontos negros» não correspondem a sujidade, são devidos a um processo de oxidaçãoReação química durante a qual uma substância reage com o oxigênio, cedendo a ele elétrons.  do sebo em contacto com o ar. Assim, não se deve lavar muitas vezes a face porque pode agravar as lesões.
- O acne geralmente não é afectado pela dietaParte da prescrição médica que indica qual tipo de aporte nutricional o paciente deve receber. Ingestão de alimentos habituais ou aquela que se faz visando preencher necessidades específicas de um indivíduo, incluindo ou excluindo itens de sua alimentação. . As azeitonas, o chocolate e a carne de porco são alguns exemplos de alimentos que a tradição popular manda evitar, mas não têm qualquer justificação científica.
- A exposição solar pode melhorar o acne temporariamente. É aconselhável o uso de um protector solar não gorduroso.
- Deve evitar-se o uso de cosméticos gordurosos. Retire os cosméticos todas as noites com águaSubstância composta de hidrogênio e oxigênio, essencial em toda matéria viva e em todos os processos vitais. Possuímos de 50% a 70% de água em massa corpórea. A deficiência de ingesta de água ou o excesso da perda de água produz desidratação.  e sabão.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário