quarta-feira, 22 de junho de 2011

Experiência: Vamos fazer pipocas!!!



Material:
- 1 saco de milho para pipocas de microondas
- 1 microondas
- 2 recipientes

Procedimento:
1 – Segue rigorosamente as instruções existentes no pacote de papel onde se encontra o milho para pipocas.
Atenção: não podes usar milho “normal” e colocá-lo no microondas, se não possuíres um recipiente apropriado a fazer pipocas no microondas!
Deves realizar esta experiência com a supervisão de um adulto!
2 – Observa, ouve e regista as alterações que estão a ocorrer.
3 – Quando terminar o tempo previsto no microondas, não retires logo o saco de papel com as pipocas. Deves aguardar alguns minutos!
4 – Abre o pacote com muito cuidado, para não te queimares.
5 – Coloca num recipiente as pipocas que se formaram e no outro coloca os bagos de milho que não explodiram.
6 – Retira conclusões.

 

Observações:
1 – Durante o tempo que o milho esteve no microondas, foram audíveis pequenas e constantes explosões e foi visível o aumentar do volume do pacote onde as mesmas se encontravam inseridas.
2 – Após o tempo de espera e durante a separação por recipientes, foi observável que se formaram a maioria das pipocas, mas alguns bagos de milho não explodiram, mantiveram-se intactos.


Conclusões:
O milho para as pipocas é composto principalmente por amido e água.
Quando o bago de milho é aquecido no microondas, a água que existe no seu interior passa a vapor de água. O vapor ocupa mais espaço, logo a pressão aumenta dentro do bago e o vapor empurra a camada exterior do milho. Esta camada mantem-se intacta durante algum tempo, até que rebenta e o bago de milho explode. Durante esta explosão, o amido, também por acção do vapor de água, expande-se formando a parte branca da pipoca.
Podes provar a existência de vapor de água dentro do bago de milho, quando abrimos o saco de papel onde se encontram as pipocas e verificamos que se liberta um pequena nuvem de vapor que se encontra a elevadas temperaturas. Por este motivo, temos de ter  muito cuidado para não nos queimarmos quando abrimos o saco.
Porque não explodem alguns bagos de milho?
Alguns bagos de milho não explodem porque a sua camada exterior se encontra rachada, deixando passar o vapor de água existente no seu interior, não permitindo que atinja valores de pressão suficientemente altos para que rebentem.

Agora chegou a melhor parte! Aquela em que provas o resultado da tua experiência! Mas atenção, não deves abusar dos doces! Lembra-te sempre que primeiro está a saúde!
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário