quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eclipse total da Lua


No próximo dia 15 de Junho irá ocorrer um eclipse total da Lua observável em Portugal continental e nas ilhas.
Em Portugal Continental, a Lua nascerá eclipsada e será visível (se o céu assim o permitir e se mantiver limpo) a meio do eclipse, pelas 20 horas. O fenómeno pode ser visto a olho nu, sem óculos protectores.
A interposição da Terra entre o Sol e a Lua fará projectar nela um cone de sombra. Prevê-se que a totalidade do eclipse ocorra entre as 22.24 e as 23.58, sendo que a meio do fenómeno - às 23.21 - a Lua não vai desaparecer no seu total devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre, o que lhe dará uma cor rosada.  
O próximo eclipse total da Lua integralmente visível em Portugal só se repetirá a 28 de Setembro de 2015.
A última vez que este fenómeno ocorreu foi a 28 de Outubro de 2004. Desde então, apenas foram registados eclipses parciais, que ficam muito aquém do resultado produzido por este fenómeno que os especialistas apelidam de "deslumbrante".

O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar é um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projectado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.


  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário