segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um mergulho no Rio Tejo



Hoje realizamos uma visita de estudo intitulada "Um Mergulho no Rio Tejo" na Zona Ribeirinha de Lisboa e conjuntamente com uma equipa especializada da Câmara Municipal de Lisboa descobrimos a diversidade da fauna e flora desta zona do rio Tejo, chamada vulgarmente de Mar da Palha.

O Mar da Palha é uma grande bacia no estuário do Rio Tejo próximo da sua foz, que no seu ponto mais largo atinge os 23 km de largura.

O Mar da Palha começa a sul do "mouchão de Alhandra", por altura de Alverca do Ribatejo e termina quando o rio volta a estreitar entre o Terreiro do Paço,  em Lisboa,  na margem Norte, e Cacilhas (cidade de Almada) na margem Sul.

Estão localizadas junto do Mar da Palha as seguintes localidades: Alcochete, Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Sacavém, Lisboa, Montijo, Moita, Barreiro, Amora, Seixal e Almada.

Toda a bacia do Mar da Palha se caracteriza pelos seus fundos baixos e em constante mutação.

Na origem do seu nome estão os resíduos vegetais arrastados pelo Rio Tejo das lezírias ribatejanas a montante, que empurradas pelas correntes e ventos circulam em toda a sua extensão.

A sua água é salobra desde alturas da Póvoa de Santa Iria, apesar de vários rios aí desaguarem (Rio Trancão, Rio Sorraia e Ribeira de Coina). O estuário do Rio Tejo é uma zona onde a água doce do rio se mistura com a água salgada do mar, por isso os seres vivos que aí vivem têm de se adaptar a diferentes níveis de salinidade e às marés.

As suas margens são quase todas sapais, e nelas várias espécies de aves vêm nidificar, sendo que algumas são migratórias. Na margem sul foi estabelecida uma reserva natural.
A vegetação que se encontra nas margens do estuário é constituída por diferentes espécies que estão adaptadas a situações de imersão e emersão e a diferentes níveis de salinidade. Sendo de destacar as seguintes espécies: gramata-branca Halimione portulacoides e a gramata Sarcorconia fruticosa, que podes visualizar a seguir.


  
Halimione portulacoides                Sarcocornia fruticosa


O estuário é também uma zona onde se podem encontrar e observar diversas aves que se alimentam na zona de lamas. As espécies de aves mais observadas foram:

Flamingo
Phoenicopterus roseus


Garça-real
Ardea cinerea



Corvo-marinho-de-faces-brancas
Phalacrocorax carbo



Alfaiate
Recurvirostra avosetta


Maçarico-de-bico-direito
Limosa limosa


Guincho
Larus ridibundus


Gaivota-de-asa-escura
Larus fuscus


Pilrito-comum
Caladris alpina


Borrelho-grande-de-coleira
Charadrius hiaticula



Pato-real
Anas platyrhynchos



Neste momento de aprendizagem fora da sala de aula habitual, foram tiradas algumas fotografias, para mais tarde recordarmos este dia!









Texto retirado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Palha

Sem comentários:

Enviar um comentário