sábado, 16 de fevereiro de 2013

Soluços


Os soluços resultam de um estímulo involuntário dos músculos relacionados com a respiração, quase sempre o diafragma - músculo que separa o tórax e o abdómen. As contracções do diafragma e dos músculos intercostais aceleram a inspiração com o fecho súbito da glote e geram uma respiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório e com um ruído característico devido ao encerramento das cordas vocais.
Não havendo uma causa específica, há situações que favorecem a ocorrência de soluços: a ingestão de bebidas com gás ou de alimentos em excesso, mudanças súbitas de temperatura, situações de stress ou excitação. As próprias gargalhadas são meio caminho para os soluços...

Parar os soluços passa por conseguir interromper o ciclo respiratório, sustendo a respiração até que o seu ritmo volte ao normal. Contudo, existem outras estratégias consistem que eliminam os soluços.
Na maior parte das situações, os soluços são de curta duração, não prejudicando a normalidade respiratória, mas há crises de soluços que podem permanecer por horas ou mesmo dias, indiciando um problema de saúde mais sério. Estes casos estão associados a causas metabólicas e neurológicas, podendo reflectir a presença de um traumatismo ou até de acidente vascular cerebral.

Retirado de:
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/estetica_e_bem_estar/solucos_e_que_tal_um_susto

Sem comentários:

Enviar um comentário