sábado, 16 de fevereiro de 2013

Asma infantil

A asma é a doença crónica mais frequente nas crianças, atingindo cerca de 15% da população pediátrica. Caracteriza-se por um processo inflamatório crónico que leva a uma hiperreactividade brônquica e, consequentemente, a uma obstrução variável das vias aéreas, com períodos de agudização que revertem total ou parcialmente. Clinicamente, exprime-se por episódios de dispneia (falta de ar) e de sibilância recorrente (“pieira” ou “chiadeira”).

Nas crianças, essa inflamação tem, habitualmente, uma base alérgica. A alergia tem uma grande importância na asma infantil. No entanto, embora a alergia seja a principal causa da doença, por criar a hiperreactividade brônquica, não é o único factor desencadeante dos sintomas, que podem ser despertados também pelas infecções víricas, exercício físico, variações climáticas, factores psicológicos, irritantes como o fumo de tabaco e outros. O diagnóstico definitivo de asma pode ser difícil nas idades mais jovens em que se interligam frequentemente factores anatómicos, infecciosos e alérgicos. 

Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento da prevalência da asma infantil como provável consequência das mudanças ambientais, das condições climatéricas, dos hábitos e dietas alimentares.
Esta doença afecta cerca de 15% das crianças portuguesas.
A asma manifesta-se bastante precocemente. Na maioria das crianças, antes dos cinco anos de idade. Trata-se de uma doença crónica que, consequentemente, se reflecte em várias áreas da vida da criança. Por isso, é imprescindível que seja diagnosticada e tratada o mais cedo possível, evitando, assim, agudizações da doença, interferência na qualidade de vida, bem como a sua evolução para formas mais graves com alterações irreversíveis.


Retirado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário