sábado, 12 de maio de 2012

Sistema imunitário


O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo e de desenvolver ações que protegem o organismo de agentes patogénicos.
O sistema imunitário possui uma capacidade de memória invejável. Se um vírus, bactéria ou agente agressor, que já tinha anteriormente invadido um dado ser vivo, entrar no organismo, são ativadas, imediatamente, as células de memória que rapidamente se reproduzem para combater o invasor, pois a informação fica registada. É, também, este tipo de respostas que o organismo gera quando é afetado por um microrganismo, contra o qual a pessoa se vacinou previamente.
Este sistema de defesa do organismo é denominado sistema imunitário. É devido à sua ação que conseguimos manter-nos saudáveis, mesmo na presença de inúmeros agentes invasores. Este sistema confere imunidade, ou seja, proteção. 
A imunidade depende da capacidade de distinguirmos o que é “nosso” do que é “estranho”. Este reconhecimento só é possível porque cada organismo é bioquimicamente único, pois as células de um ser vivo de uma dada espécie têm proteínas na membrana plasmática externa diferentes das de um ser de outra espécie, podendo até diferir entre seres da mesma espécie. O sistema imunitário reconhece as suas próprias células e identifica as estranhas a si, dado que os patogenes também apresentam essas proteínas na membrana plasmática que estimulam os mecanismos de defesa do organismo.
A resposta imunitária envolve, assim, o reconhecimento das macromoléculas estranhas e os mecanismos de resposta para as eliminar. Esta depende da comunicação entre as células – sinalização celular -, em que um aspecto importante é o sinal de tradução, ou seja, a conversão de um sinal extracelular numa série de acontecimentos intracelulares.
As respostas imunitárias podem ser específicas ou não específicas. Os mecanismos de defesa não específica, denominados vulgarmente por resposta imunitária inata, promovem uma protecção geral contra os patogenes, destruindo a maioria deles
Os mecanismos de defesa específica são desencadeados para combater macromoléculas específicas associadas a cada patogene. Estes mecanismos são também denominados por respostas imunitárias adquiridas. A resposta imunitária específica é direcionada para um tipo particular de substâncias ou patogene que tenha conseguido entrar no organismo.
Dentro dos vários tipos de células do organismo, os leucócitos (glóbulos brancos) são as células efetoras, ou seja, as que realizam ataque aos agentes patogénicos.
Ao entrarem e proliferarem no organismo, os agentes patogénicos atacam as células, destruindo-as, provocando danos nos tecidos e órgãos.
http://www.farmaciadetercena.com/?st=3&n=31

Para saberes um pouco mais podes ainda visualizar os vídeos seguintes, o primeiro é uma versão mais lúdica e o segundo é uma versão mais científica:


Sem comentários:

Enviar um comentário