sábado, 12 de maio de 2012

Meios de defesa do organismo

O corpo humano possui defesas naturais externas, como a pele, os pêlos, as mucosas e as lágrimas, que dificultam a entrada de micróbios. Quando os micróbios conseguem ultrapassar as barreiras externas, entram em acção as defesas internas, como os glóbulos brancos e os anticorpos. Após uma infeção o indivíduo pode tornar-se resistente, porque alguns anticorpos específicos permanecem no sangue a isso chama-se imunidade natural, mesmo assim há que ter cuidados e aprender a evitar os micróbios.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
As defesas externas e internas, são as defesas do organismo no combate aos micróbios (linhas de defesas naturais contra infeções e outros). Estas defesas internas e externas representam uma defesa natural contra os vírus.
DEFESAS NATURAIS INTERNAS
Quando os micróbios conseguem atravessar as barreiras externas ou penetram directamente através de uma ferida, o nosso organismo desencadeia um conjunto de acções que tentam impedir a infecção, ai entram as defesas naturais internas.
A primeira reacção é a inflamação – a zona infectada fica vermelha, inchada e dolorosa.
Acorre ao local maior quantidade de sangue transportando glóbulos brancos para “combater” os micróbios. Estes glóbulos brancos “apanham” os micróbios, envolvendo-os no seu interior, e destroem-nos. O pus é o resultado desta intensa “batalha” e é formado por bactérias mortas e glóbulos brancos.
Mas nem sempre esta “batalha” é vitoriosa para os glóbulos brancos. Por vezes, alguns micróbios escapam para a corrente sanguínea, produzindo toxinas – substâncias tóxicas para o organismo.
Neste caso, entram em acção outros glóbulos brancos, que fabricam anticorpos – substâncias que são capazes de se unir aos micróbios ou suas toxinas, neutralizando-os.
Os anticorpos são específicos para determinado micróbio ou determinada toxina. Tal como uma chave só serve em determinada fechadura, também o anticorpo só se une com um determinado micróbio ou certa toxina, inactivando-os.
Quando o indivíduo recupera da infecção, os anti- corpos permanecem no sangue durante algum tempo e alguns durante toda a vida, tornando o indivíduo resistente – imunidade natural.
DEFESAS NATURAIS EXTERNAS
Um micróbio patogénico, como, por exemplo, uma bactéria, para tentar penetrar no organismo humano tem de conseguir ultrapassar as barreiras que separam o meio externo do meio interno. A isso chama-se defesas naturais externas.
PeleUma das principais funções da pele é evitar a entrada de micróbios.
Pois bem, mas qual tecido é a primeira defesa do corpo contra micróbios?
A pele é a primeira linha de defesa do corpo no combate aos micróbios. A gordura e o suor impedem o desenvolvimento de muitos micróbios, como os fungos.
Os pêlos do nariz, dos ouvidos, das sobrancelhas e das pestanas constituem também uma barreira protectora, ao impedir a invasão do organismo por alguns micróbios.
Por outro lado, a descamação contínua da pele arrasta consigo os micróbios. Durante o banho, as
células mortas soltam-se, levando consigo, por exemplo, as bactérias que tentam penetrar através da pele.
MucosasOs revestimentos dos olhos, nariz, brônquios, uretra, vagina, boca e restante tubo digestivo – mucosas – também são uma barreira à entrada dos micróbios. Algumas mucosas, como a que reveste o nariz, produzem um líquido espesso (muco), que destrói e expulsa os micróbios para o exterior. É o caso das secreções nasais.
As lágrimas têm também esta função.
A mucosa do estômago produz o suco gástrico ácido, que impede o desenvolvimento de muitos micróbios.
Link: http://cuidadossaude.com/2010/01/meios-de-defesa-contra-os-microbios/#ixzz1ug192CNH

Sem comentários:

Enviar um comentário