sábado, 26 de fevereiro de 2011

Classificação dos seres vivos


O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.


A Evolução dos Sistemas de Classificação

Os primeiros sistemas de classificação eram relativamente simples, sendo o primeiro a ser geralmente referido o criado por Aristóteles e Teofrasto, posteriormente reforçado por Lineu .
Neste sistema supunha-se a existência de dois Reinos, em que se dividiram Plantas e Animais .


Apesar deste sistema, apresentava alguns problemas, pois um grupo de seres vivos não tinha uma classificação específica, pois apresentavam características de ambos os grupos .
Para tentar resolver este problema Haeckel, criou um terceiro Reino, o Reino Protista, englobando os seres vivos protistas neste reino .
No entanto este terceiro reino não seria suficiente, pelo que Copeland inseriu um quarto segmento, o Reino Monera, incluindo os fungos nos protistas e não nas plantas. O Reino Monera foi criado, pois existiram diferenças importantes entre os seres anteriormente presentes no reino protista .
Alguns anos depois da inclusão de um novo reino, Whittaker considerou a existência de um quinto reino, o Reino Fungi, que incluía os fungos, situados em diferentes grupos ao longo dos vários sistemas .
Porém apesar deste sistema apresentar já algum desenvolvimento, Whittaker reformulou-o alguns anos mais tarde, incluindo alguns fungos e algas no Reino Protista .
Este sistema é actualmente aceite, não sendo definitivo, pelo que existem já outros sistemas como o sistema de classificação de Woese, continuando o de Whittaker a ser amplamente utilizado, por apresentar uma divisão correcta .
Podemos compreender que os sistemas de classificação são essenciais para o seu estudo e compreensão. Conclui-se ainda que a enorme quantidade de sistemas nos forneceu diferentes informações, sofrendo alterações sucessivas, de modo a criar um sistema cada vez mais completo .



Taxonomia

A Taxonomia é o ramo da Sitemática que se ocupa da classificaçao dos seres vivos e da nomenclatura (dar nome aos grupos formados).



Categorias Taxonómicas


Consideram-se sete grupos hierárquicos (taxas):
º
Reino
º Filo (nos animais), divisão (nas plantas)
º Classe
º Ordem
º Família
º Género
º Espécie
No sentido ascendente, o número de espécies vai aumentando, sendo cada vez mais abragente tendo uma maior variabilidade, enquanto, descendente procede-se o contrário, sendo cada grupo menos abrangente, diminuindo a variabilidade ficando cada vez mais restrito.


A nomenclatura usada na classificação de seres vivos.

CCEm 1735, séc. XVIII, Lineu elaborou um sistema de classificação, o sistema binomial de nomenclatura, que foi adoptado.
Deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em itálico ou sublinhado).
  É obrigatório o uso de duas palavras:
  A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o género a que pertence a espécie.
  A expressão formada pela primeira palavra mais a segunda, com letra inicial minúscula, designa a espécie.


Sem comentários:

Enviar um comentário