Este blog tem por objectivo a partilha de conhecimentos relacionados com as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza. Espero que gostem!
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Vamos construir um herbário!
O que é um herbário?
É uma colecção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo.
Um herbário pode conter algumas centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.
Os herbários ao longo da história
A formação de herbários iniciou-se no século XVI em Itália, como colecções de plantas secas e cosidas em papel.
Lineu (1707-1778), designado como o “pai da taxonomia” aparentemente popularizou a pratica corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente. Este botânico foi quem fez uma das principais obras de referência (Species plantarum, 1753), a partir da qual se passaram a designar as plantas pelo binome latino.
Para que serve?
Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas. A identificação é feita com base em floras, que são livros que contêm chaves e descrições que permitem distinguir as várias famílias, géneros, espécies, entre outras categorias taxonómicas.
O objectivo geral da gestão de um herbário é a colheita e conservação de exemplares de plantas com as respectivas etiquetas. Destas etiquetas fazem parte elementos referentes ao local e data da colheita, nome do colector e a identificação da espécie em questão (binome latino seguido do nome do classificador).
Como se constrói um herbário?
1. Recolhe no campo exemplares de plantas (em bom estado) com raiz, caule, folha e flor. Identifica cada uma com o nome, o local e a data em que foi colhida
2. Em casa, ou na escola, estende cada planta entre duas folhas de jornal
3. Empilha livros sobre os jornais, mantendo-os assim durante vários dias
4. Segura cuidadosamente as plantas secas e cola-as num caderno, onde deves anotar também as caracteristicas de cada uma.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este blogue está cada dia mais lindo :-) que orgulho!!
ResponderEliminar