terça-feira, 9 de abril de 2013

Saber mais sobre alguns animais!

Como sobreviver ao Inverno quando a neve nos priva da alimentação vegetal durante quatro ou cinco meses? A marmota-americana hiberna numa toca profunda abrigada do gelo. No final do Verão, a marmota-americana está mais rechonchuda e entra numa pequena morte hibernal. A sua temperatura baixa para os 4ºC, a respiração quase que pára por completo e o ritmo cardíaco desce para 4-5 batimentos por minuto.
A marmota economiza a energia de forma tão eficaz que, ao acordar na Primavera, ainda tem gordura suficiente para enfrentar os riscos da eventual escassez de alimentos.


A foca comum possui uma camada de gordura de aproximadamente 5 cm que proporciona uma barreira entre o seu interior quente e a pele, que se mantém quase tão fria como a água. Assim, quase não há perdas de calor.


Sendo a maior espécie de urso no mundo, o urso polar tem muito corpo para aquecer. Mas na verdade, o seu tamanho e forma ajudam: a sua área superficial é pequena em relação ao seu volume. Isto significa que a perda de calor devido à radiação do corpo é minimizada – e o metabolismo do urso polar certamente produz muito calor. Também é isolado por uma boa camada de gordura subcutânea e o melhor casaco de peles que o dinheiro pode comprar!


No calor do dia, o Órix-da-Arábia encontra um local com sombra e escava um buraco na areia do deserto para alcançar uma camada mais fria para descansar. Ao mesmo tempo, permite que a sua temperatura corporal aumente para 42°C, reduzindo o calor corporal que necessita de ser dissipado para o ambiente e permitindo, assim, a perda de água por evaporação.


Durante a sua migração anual pelos Himalaias, o Ganso-de-cabeça-listada está equipado para efectuar voos muito altos, até 9 quilómetros de altitude! Como tal, estas aves estão expostas a uma pressão de oxigénio mais baixa do que ao nível do mar. A hemoglobina, nos glóbulos vermelhos da ave, absorve o oxigénio da atmosfera com mais eficácia do que na maioria dos outros animais. Desta forma, absorve na corrente sanguínea uma quantidade suficiente de oxigénio, mesmo onde este é escasso.


Um camelo pode suportar até 14 dias sem beber água, mas um camelo com sede pode beber até 200 litros para se abastecer! É verdade que se trata apenas de água...
A noção de que a bossa do camelo armazena água é completamente errada. Na realidade, esta é absorvida pela corrente sanguínea e aí é transportada para hidratar os tecidos. Então o que é que a bossa contém? Apenas gordura.


Já conhecia estes Esquilos-da-Mongólia? Esta espécie obtem a maior parte da água através da comida: sementes, plantas e insectos. Poupa água de forma eficaz ao urinar apenas umas gotas por dia. Como tal, não necessita de grandes quantidades para beber – um truque útil quando se vive no deserto!


A viver em grutas onde está permanentemente escuro, o escaravelho cego das grutas desenvolveu os seus sentidos para lá da visão. Tem patas e antenas muito mais compridas do que espécies semelhantes que vivem à superfície, aumentando a área disponível para receptores de olfacto, tacto e gosto, que lhe permitem encontrar o seu caminho em redor – bem como escolher a sua próxima refeição.





Sem comentários:

Enviar um comentário