sexta-feira, 5 de abril de 2013

Experiência com ovos



Esta atividades experimental foi realizada nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos que a realizarem em suas casas, devem, previamente, pedir autorização aos seus Encarregados de Educação. Ou até poderão realizá-las em família e deste modo aprenderão Ciência de uma forma lúdica e divertida!
 
 


Vamos ver o interior do ovo sem lhe retirar a casca!
Material:
- ovo
- vinagre
- frasco de vidro com tampa


Procedimento:
1 - Coloca o ovo dentro do frasco de vidro, com muito cuidado.
2 - Deita vinagre no frasco até o ovo ficar totalmente coberto.
3 - Tampa o frasco e aguarda 2 dias.
4 - Ao longo dos 2 dias abre o frasco de vez em quando para deixar sair o gás que se forma.
5 - Sempre que abrires o frasco, observa com atenção o ovo e regista as alterações ocorridas.
6 - Retira o ovo do frasco com muito cuidado e lava-o bem. Nota: Se a casca não tiver saído totalmente, deverás colocar novamente o ovo no frasco e adiciona um pouco mais de vinagre.
7 - Quando toda a casca tiver saído, lava bem o ovo, mas tens de ter muito cuidado para não o rebentar.
8 - Observa o ovo perto de uma janela ou de uma luz.
9 - Movimenta o ovo e regista as tuas observações.


Resultados / Conclusões:
Quando mergulhas o ovo no vinagre começam a formar-se pequenas bolhas de gas em redor do ovo. A casca do ovo vai ficando mais fina e, passados alguns dias, desaparece totalmente.
A casca do ovo é constituída por uma substância designada carbonato de cálcio, que a torna dura e resistente. Quando adicionamos vinagre (que é uma substância ácida) ao ovo, ocorre uma reacção química entre o carbonato de cálcio e o vinagre. Nesta reacção formam-se várias substâncias, nomeadamente um gás chamado dióxido de carbono. A casca de ovo desaparece, no decorrer dos dois dias, porque o carbonato de cálcio se vai gastando na reacção.
Outra observação que deverás ter realizado é o facto de o ovo ter aumentado bastante de volume, isto é, ficou muito maior do que era antes de o colocares dentro do vinagre. Tal facto ocorreu porque a membrana que envolve o ovo tem poros (buracos) muito pequenos, tão pequenos que nem com uma lupa se conseguem observar, mas que deixam passar o vinagre. Enquanto o ovo esteve dentro do vinagre, parte desse líquido entrou para dentro do ovo, logo, este ficou mais inchado do que estava antes. Com esta experiência conseguiste retirar a casca ao ovo e observar o seu interior, sem necessitares de partir a casca do ovo! Parece magia, mas provaste que é verdade!
       

Sem comentários:

Enviar um comentário