sexta-feira, 5 de abril de 2013

Experiência com ovos



Esta atividades experimental foi realizada nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos que a realizarem em suas casas, devem, previamente, pedir autorização aos seus Encarregados de Educação. Ou até poderão realizá-las em família e deste modo aprenderão Ciência de uma forma lúdica e divertida!
 
 


Vamos ver o interior do ovo sem lhe retirar a casca!
Material:
- ovo
- vinagre
- frasco de vidro com tampa


Procedimento:
1 - Coloca o ovo dentro do frasco de vidro, com muito cuidado.
2 - Deita vinagre no frasco até o ovo ficar totalmente coberto.
3 - Tampa o frasco e aguarda 2 dias.
4 - Ao longo dos 2 dias abre o frasco de vez em quando para deixar sair o gás que se forma.
5 - Sempre que abrires o frasco, observa com atenção o ovo e regista as alterações ocorridas.
6 - Retira o ovo do frasco com muito cuidado e lava-o bem. Nota: Se a casca não tiver saído totalmente, deverás colocar novamente o ovo no frasco e adiciona um pouco mais de vinagre.
7 - Quando toda a casca tiver saído, lava bem o ovo, mas tens de ter muito cuidado para não o rebentar.
8 - Observa o ovo perto de uma janela ou de uma luz.
9 - Movimenta o ovo e regista as tuas observações.


Resultados / Conclusões:
Quando mergulhas o ovo no vinagre começam a formar-se pequenas bolhas de gas em redor do ovo. A casca do ovo vai ficando mais fina e, passados alguns dias, desaparece totalmente.
A casca do ovo é constituída por uma substância designada carbonato de cálcio, que a torna dura e resistente. Quando adicionamos vinagre (que é uma substância ácida) ao ovo, ocorre uma reacção química entre o carbonato de cálcio e o vinagre. Nesta reacção formam-se várias substâncias, nomeadamente um gás chamado dióxido de carbono. A casca de ovo desaparece, no decorrer dos dois dias, porque o carbonato de cálcio se vai gastando na reacção.
Outra observação que deverás ter realizado é o facto de o ovo ter aumentado bastante de volume, isto é, ficou muito maior do que era antes de o colocares dentro do vinagre. Tal facto ocorreu porque a membrana que envolve o ovo tem poros (buracos) muito pequenos, tão pequenos que nem com uma lupa se conseguem observar, mas que deixam passar o vinagre. Enquanto o ovo esteve dentro do vinagre, parte desse líquido entrou para dentro do ovo, logo, este ficou mais inchado do que estava antes. Com esta experiência conseguiste retirar a casca ao ovo e observar o seu interior, sem necessitares de partir a casca do ovo! Parece magia, mas provaste que é verdade!
       

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta

Este ano para comemorar o Dia Mundial da Árvore os alunos do 5ºano realizaram pequenos trabalhos com materiais recicláveis!

Parabéns a todos os alunos que se empenharam na realização desta tarefa, dado que ficaram muito bonitos os vossos trabalhos!



terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil


O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente no dia 2 de Abril.
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.


Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-livro-infantil/

Dia Mundial do Autismo


As Nações Unidas marcaram em 2008 o Primeiro Dia Mundial sobre Conscientização do Autismo.
A data serve também para prestar homenagem à coragem das crianças autistas e de suas famílias, que lutam todos os dias para enfrentar a questão com determinação, criatividade e esperança.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, autismo é uma desordem complexa em desenvolvimento, que pode aparecer durante os três primeiros anos de vida. Há efeitos sobre o cérebro atingindo a interação social e a comunicação oral.
No mundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo.

«Perturbações do sono e perturbações do comportamento graves» podem indicar autismo, mas é a partir dos três anos que o diagnóstico se faz com maior fiabilidade por causa do aparecimento da fala. Os meninos com autismo ou ficam em silêncio ou «falam com perturbações da linguagem».

Retirado de: http://www.ipjornal.com/noticias-saude-bem-estar/saude/446116_2-de-abril-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo-2012.html

OVOS


A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.


De acordo com o tipo de criação, as aves atingem a maturidade sexual em idades diferentes. Em criatórios comerciais, que utilizam genética específica para produção de ovos, levam 20 semanas ou cinco meses. Em ambientes pouco tecnificados, como um galinheiro simples de fundo de quintal, o prazo dobra para 40 semanas – 10 meses.

Ernesto de Souza 
 
Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz. Nos ovos inférteis há passagem da iluminação, enquanto nos férteis forma-se uma sombra que indica a presença de embrião.
 
 
Os pintinhos nascem a partir do ovo (óvulo germinado), que é uma célula viva, cheia de nutrientes e que representa o meio natural e de reprodução das aves.


O desenvolvimento do embrião dentro do ovo acontece em duas fases: antes e depois da postura da galinha. A fase antes da postura dura cerca de 26 horas. Já a fase pós-postura demora 504 horas, ou 21 dias. No período após a postura, os fatores mais importantes que irão afetar o nascimento dos pintinhos são a temperatura (deve estar ao redor dos 37oC), humidade relativa do ar, viragem dos ovos e ventilação adequada.

 

Reprodução nos animais

  

A reprodução permite a transmissão da vida e a manutenção da espécie.

Reprodução assexuada os descendentes são originados a partir de um único progenitor.


 

Reprodução sexuada os descendentes são formados a partir de dois progenitores que produzem células sexuais (gâmetas) que se unem, dando origem a um ovo. A célula masculina, espermatozóide, junta-se à célula feminina, óvulo, ocorrendo o processo de fecundação do qual resulta o ovo ou zigoto.







Reprodução Humana
Na espécie humana, a reprodução é sexuada. as diferenças estruturais e funcionais entre os sexos masculino e feminino são, na sua grande maioria, influenciadas pelo sistema reprodutor.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bom regresso!


Aos alunos, professores e encarregados de educação aqui ficam os votos de um bom regresso às aulas para o último período deste ano letivo!

Este 3ºPeríodo passa a correr, alunos! Por isso, temos de nos empenhar muito no nosso trabalho!