Designam-se de hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados. Para esta caraterização, consideram-se valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio) e/ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg. Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio)
Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem.
A hipertensão arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, como a diabetes.
A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns rituais saudáveis:
- Reduzir a ingestão de sal;
- Fazer uma dieta equilibrada;
- Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
- Praticar exercício físico de forma regular.
O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado a 17 de maio.
Retirado de:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3937224480887932346#editor/target=post;postID=7198735252927365043
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/ministeriosaude/doencas/doencas+do+aparelho+circulatorio/hipertensao+arterial.htm