segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia do dador de sangue


O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objetivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
O Dia Mundial do Dador de Sangue como evento anual a ter lugar a 14 de Junho.
Assim, foi decidido homenagear o cientista e médico austríaco, Dr. Karl Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea, sendo aquela data, o dia do seu aniversário (14 de Junho de 1868), quando este descobriu o sistema dos grupos sanguíneos AB0, abrindo as portas à transfusão sanguínea. Por esta razão, foi premiado com o Nobel da Medicina em 1930.

Na primeira efeméride, a OMS decidiu valorizar o dador anónimo, voluntário e benévolo, ao qual se atribui inequivocamente o alcance da dádiva mais segura na qualidade do sangue doado, promovendo-a como o exemplo a seguir por todo o mundo.

Todos os anos, o Dia Mundial do Dador de Sangue é assinalado com um evento internacional acompanhado de uma campanha mediática a nível mundial destinada a sensibilizar para a necessidade de sangue seguro e para a importância da dádiva de sangue voluntária e não remunerada feita de maneira regular.

Retirado de: http://ipsangue.org/ipsangue2011/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=31&Itemid=55

 

sexta-feira, 22 de março de 2013

A Hora do Planeta - 23/03/2013


A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.


Este ano a Hora do Planeta 2013, ou seja, o momento em que as luzes se apagarão durante 60 minutos num acto simbólico de preocupação ambiental, começando na Austrália e percorrendo todo o globo terrestre, acontece no dia 23 de Março, das 20h30 às 21h30.
Faça de uma simples acção um movimento a favor da única casa que temos para morar – o Planeta Terra.
A campanha I will if you will, da WWF, convida pessoas de todos os cantos do mundo a fazerem os seus desafios a outros cidadãos de forma a que, juntos se comprometam a combater o aquecimento global.

Em 2012, sete mil cidade de 152 países aderiram à Hora do Planeta.
Em Portugal mais de 80 localidades aderiram à Hora do Planeta 2012 e Lisboa viveu momento mágico numa Parada de Velas, na Praça do Município onde mais de uma centena de pessoas acenderam as velas.

Retirado de:


Dia Mundial da água - 22 de março


A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso e promover a sua sustentabilidade.


O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e afetam os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down



A  21 de março de 2013 assinala-se o 8.º aniversário do Dia Mundial da Síndrome de Down, um dia de conscientização global que foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.

A data de 21 de março foi a eleita pela Associação Internacional da Síndrome de Down(Down Syndrome International) pelo facto de se escrever como 21/3 (ou 3-21), fazendo alusão à Trissomia 21. A primeira comemoração desta data ocorreu em 2006.

A 19 de dezembro de 2011 a ONU aprovou uma resolução que designa o dia 21 de março como Dia Mundial da Síndrome de Down. A data passou a ser comemorada, oficialmente, a partir de 2012. A ONU propôe que os Estados-membros comemorem com a adoção de medidas para promover maior conhecimento sobre a Síndrome de Down.


A síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Ele descobriu que a causa da síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

Para desenvolver todo seu potencial, a pessoa com síndrome de Down necessita de um trabalho de estimulação desde seu nascimento. Ela faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a contribuir com sua forma de ser e sentir para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.

Retirado de:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/sindroma+de+down.htm
http://edif.blogs.sapo.pt/28656.html

Dia Mundial da Árvore


O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972.

A 21 de Março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

Retirado de:http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-arvore/



Poema - Árvore é vida (Natureza)

Árvore, fonte de vida
Fonte de amor
Fonte de sobrevivência
Para aqueles que têm consciência

A árvore produz fruto para alimentar
Que jamais pode faltar


Aqui ou em qualquer lugar
Todos, dela, vão sempre precisar

A árvore é fonte de abrigo
Dela, somos todos amigos
É uma fonte alimentar
Que todos devem preservar

A árvore é fonte de ar
Que todos necessitamos para respirar
Devemos todos respeitar
Para que nunca possa faltar

É tão lindo ver o sol beijar a flor
Isso mostra que por ela o sol tem amor
E lhe dá muito valor
Pois seus frutos possuem sabor!

A árvore necessita da terra
Para sobreviver na atmosfera
O homem, sem ela, se desespera
E o planeta sem ela se degenera

São as árvores que nos dão sombra
Nos servem de casa quando não temos
É por isso que devemos a ela
Todo o nosso respeito e amor!

És minha amiga particular
Sempre quero junto dela ficar
Nunca sozinha vou te deixar
Pois, é minha irmã e sempre será!
Autora: (Reginaldo Francisco de Oliveira e Gilson João)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Boas mini-férias!!!


A todos os alunos que iniciam hoje as suas mini-férias aqui ficam os votos de uma Páscoa FELIZ! Aproveitem para descansar e recarregar baterias! Maaaaassssssssss não se esqueçam de realizar os trabalhinhos de férias!

Dia Mundial da Árvore

Bilhete de identidade do animal




terça-feira, 5 de março de 2013

Curiosidades sobre animais


Os alunos das turmas de 5ºano de Ciências Naturais realizaram um mini-trabalho de pesquisa sobre curiosidades de um animal ao seu gosto.
Os melhores trabalhos de cada turma mereceram uma publicação no presente blog.


E os vencedores deste concurso são:

5ºA
 Carlos Leal
 
5ºA - Ana Margarida


5ºA - João Cabaço
 

5ºB
Matilde Araújo


5ºB - Rafael Pereira

5ºC
Guilherme Sereno

5ºC - João Marques
                                                                                                                        5ºC - Matilde Mendes



5ºE - Joana Pereira


5ºE - Francisca Casanova

5ºE - Mafalda Côrte-Real



5ºD
Carolina Silva
5ºD - Marta Carrilho
Bom trabalho!

sábado, 2 de março de 2013

Regimes alimentares dos animais


Os animais precisam de energia para se desenvolverem, para se movimentarem, para encontrarem os seus parceiros e se reproduzirem e para recuperarem de doenças ou ferimentos. Esta energia encontra-se nos alimentos que ingerem, daí o papel indispensável da alimentação na vida dos organismos.


Porém, os animais não se alimentam todos da mesma forma e os alimentos que consomem são muito variados. É por este motivo que se diz que existem diferentes regimes alimentares.

Os animais podem ter três tipos de regime alimentar: podem ser CARNÍVOROS, HERBÍVOROS ou OMNÍVOROS.


As aves não possuem dentes, mas todas elas possuem uma estrutura que se adapta muito bem a todos os regimes alimentares - o BICO. Ele está adaptado a uma grande variedade de alimentos, desde as sementes e frutos, aos peixes, até aos insectos e vermes. Como o alimento é tão variado, também os bicos o são, e todas as formas de bico que imaginares já provavelmente existem, pois a sua diversidade é espantosa.



Seguem-se dois vídeos sobre a alimentação dos animais e a relação entre o bico das aves e o seu respetivo regime alimentar. Vê com atenção! 



Retirado de: http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=4265&bl=1&viewall=true

Animais hematófagos

  

Hematófagos - são os animais que se alimentam de sangue como por exemplo sangussugas, carraças, morcegos-vampiro, algumas moscas, melgas e mosquitos.

   

Sendo o sangue uma substância rica em nutrientes como proteínas e lipídios que podem ser obtidos sem muito esforço, a hemotofagia (do Grego, haima “sangue” e phagein “alimentar-se”) evoluiu como preferência alimentar em muitos animais vertebrados ou invertebrados, mas principalmente entre os últimos.
A hematofagia evoluiu de forma independente em diferentes grupos animais, desde invertebrados como os artrópodes (ex. carraças, mosquitos), anelídeos (sanguessugas) e  vertebrados, como peixes (lampreia) e mamíferos (morcego-vampiro) Contudo, a maioria dos animais hematófagos são artrópodes, cerca de 14.000 espécies.
Os hematófagos possuem várias adaptações biológicas complementares para localizar suas presas. A maioria das espécies hematófagas são noturnas e silenciosas, a fim de evitar a detecção pela presa. Também desenvolveram órgãos sensores especiais para componentes físicos ou químicos, para detectar, por exemplo, os componentes do suor, dióxido de carbono, calor, luz, movimento, etc.


As sanguessugas medicinais Hirudo medicinalis são anelídeos que sugam o sangue de mamíferos.Podem ingerir uma quantidade de sangue 10 vezes superior ao seu próprio volume. Até ao século XIX, as sanguessugas eram utilizadas na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias).Os Egípcios, os Gregos e os romanos praticaram as sangrias com sanguessugas. Recentemente, voltaram a ser utilizadas em medicina, em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, com possibilidade de gangrena, visto que a sua acção sugadora e o anticoagulante que injectam, forçam o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.