sábado, 21 de abril de 2012

Dia Nacional da Educação dos Surdos


No próximo dia 23 de abril, comemora-se o dia nacional da educação dos surdos.

A primeira escola de surdos no mundo foi criada no século XVII, em Paris, logo a Langue des Signes Française (LSF) será a língua gestual mais antiga. Esta língua, através da dispersão dos seus professores surdos, expandiu-se para os EUA, o Brasil, entre outros, com o propósito de ali também criar escolas para surdos.

O grau de surdez pode variar entre o ligeiro e o profundo, sendo os surdos severos e profundos a maioria dos alunos das escolas de surdos e portanto os falantes de língua gestual.


Diz-se língua gestual (de determinado país) e nunca linguagem gestual, tal como se diz língua portuguesa e nunca linguagem portuguesa.
As várias línguas gestuais do mundo inteiro possuem gramáticas complexas e expressões “literárias” diversas, tais como a poesia, as narrativas, o teatro, as anedotas...
Em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP), nasceu na primeira escola de surdos, em 1823, na Casa Pia de Lisboa, tendo tido como primeiro educador um sueco que de lá trouxe o alfabeto manual. Apesar de não se notarem semelhanças ao nível do vocabulário, o alfabeto da LGP e o da língua gestual sueca (Svenskt teckenspråk) continuam a revelar a sua origem comum.

O alfabeto manual (ou alfabeto gestual, ou dactilologia) só é utilizado, ocasionalmente, quando há a necessidade de dizer um nome próprio de alguém ou o nome de uma localidade ou uma palavra que não se conhece. Regra geral, na comunicação, os surdos não sentem grande necessidade de recorrer ao alfabeto manual, uma vez que os conceitos têm todos gestos correspondentes.

Retirado de: http://www.apsurdos.org.pt/

Dia Mundial da Terra


Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Desde essa data, no dia 22 de Abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu comprimisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-terra/

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz


O Dia Mundial da Voz, tem como objetivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.
Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia.

Como se produz a Voz?
1º Ao sentir vontade de falar, o cérebro transmite impulsos nervosos aos músculos do sistema respiratório,

2º esses músculos, ao contraírem-se, geram uma determinada pressão sob o volume de ar nos pulmões, que é forçado a subir ao longo da traqueia,

3º chegando à laringe (onde se situam as pregas vocais, formando um V invertido), o ar flui pelas pregas vocais, colocando-as em vibração, gerando um som,

4º esse som é modulado/amplificado, pelas estruturas do trato vocal (cavidades de ressonância: faríngea, bucal e nasal e estruturas articulatórias, que se movimentam: lábios, língua e mandíbula), originando a voz, como um conjunto de sons da fala.

Qualquer alteração, ao longo desta via, quer seja por motivos estruturais e/ou comportamentais, irá condicionar uma boa qualidade vocal. As alterações da qualidade vocal designam-se por Disfonias.
Cuidados a ter com a Voz:
- Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:
- Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);
-  Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;

- Não fume, evite frequentar ambientes com fumo
- Evite ambientes com ar condicionado;
- Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;
- Utilize uma articulação adequada (com movimentos amplos da língua, dos lábios), velocidade do discurso moderada;
- Evite usar a voz (em duração e intensidade) sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;
- Reduza o consumo de condimentos na alimentação (como o piripiri) provocam azia e má digestão;
- Mantenha um estilo de vida saudável (faça desporto, tenha uma alimentação equilibrada, durma no mínimo 8h, passeie, relaxe e divirta-se).


Retirado de: http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/terapia_da_fala/dia_mundial_da_voz_16_de_abril_oica_a_sua_voz_cuide_da_sua_voz_goste_da_sua_voz/1

terça-feira, 10 de abril de 2012

3ºPeríodo

A todos os alunos, colegas e encarregados de educação desejo um bom regresso às aulas, que será muito pequenino, por isso requer muuuuuuuiiiiitttttttooooooooo empenho e trabalho!