quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Boas férias de Natal





A todos os meus alunos, respetivos encarregados de educação, colegas de trabalho e amigos, aqui vão os votos de um feliz natal e um excelente ano novo.
Alunos, aproveitem bem as férias para carregar energias, porque não tarda muito estaremos de novo de regresso ao trabalhinho!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Matemática de Natal

                                     

Nas últimas aulas de Matemática os alunos das turmas 6ºB e 6ºC realizaram algumas atividades manuais relacionadas com o Natal. Construiram origami da natal: estrelas e árvores de natal. Identificaram e pintaram rosáceas de natal.
As imagens que se seguem são o fruto dessas aulas. Estes trabalhos encontram-se expostos nas salas de aulas respetivas.


Origami de Natal

                                      

O que é o origami?

De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".

      Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.
      No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.

      No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

      O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

      E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.


   

Origami de Natal

Com as imagens que se seguem podes aprender a construir vários objetos associados à época natalícia, usando apenas um folha quadrada. E que tal aproveitar esta ideia para oferecer uma prenda de natal barata a todos aqueles de quem gostas! Mãos à obra, que o Natal está aí à porta!

Estrela de Natal (realizada na última aula de Matemática)

Chapéu do Pai Natal


 Pai Natal

Botinha de natal

Para relembrares como se constroem as estrelinhas de natal pequeninas podes ver com atenção o vídeo seguinte! Boas construções! Diverte-te!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Dia dos direitos humanos

                        

O Dia dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de Dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

Retirado de: http://www.calendarr.com/portugal/dia-dos-direitos-humanos/

Estetoscópio

                                       
O que é um estetoscópio?
Aparelho que os médicos usam para auscultar os sons produzidos por certos órgãos do corpo, como coração, pulmões, intestino, artérias e veias. O estetoscópio recolhe os sons produzidos por esses órgãos e exclui outros sons. O estetoscópio consiste em uma peça que é uma espécie de caixa acústica, a qual se põe em contato com o corpo do paciente.


                                     

Quem inventou?
O médico francês René Laennec construiu, em 1816, o primeiro estetoscópio, com um tubo de madeira.

      1ºestetoscópio  

 
Como construir um estetoscópio?

Para tentar reproduzir a descoberta de Laennec podem realizar uma actividade experimental muito simples.

Material:
2 funis pequenos
Tubo flexível que fique bem ajustado aos funis
Balão tesoura
Elástico
Procedimento:
1—Coloca cada uma das extremidades do tubo nos funis
2—Enche o balão com ar e deixa-o cheio durante alguns minutos para que ele dilate.
3—esvazia o balão e corta a parte superior para ficares com uma pequena “tampa”.
4—Põe o pedaço de balão sobre a parte aberta do funil, o mais esticada possível, e fixa-o em redor com um elástico.
 Retirado de: http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/netmag/exper_som.htm

Depois de construírem o vosso estetoscópio poderão escutar os batimentos cardíacos dos vossos colegas em situação de repouso e após actividade física (por exemplo, após correrem um minuto).

 Atenção: Não deves realizar esta atividade experimental sem a ajuda de um adulto.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O que é o colesterol?

                                    

O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo, que tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos, e os produtos lácteos.

O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas (paredes) celulares, hormonas, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam a digerir os alimentos. No entanto, o nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades.
                                    

Que tipos de colesterol existem?
O colesterol circula no sangue ligado a uma proteína: este conjunto colesterol - proteína é, por isso, conhecido por lipoproteína. As lipoproteínas são classificadas em altas, baixas ou muito baixas, em função da respectiva proporção de proteína e gordura em cada uma, o que determina a sua densidade.
  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): são vulgarmente conhecidas como «mau» colesterol, por ser aquele que se deposita na parede das artérias, provocando aterosclerose. Quanto mais altas forem as LDL no sangue, maior é o risco de doença cardiovascular.
  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também conhecidas por colesterol «bom», que tem como papel a limpeza das artérias, pelo que quanto mais altas forem menor risco há de surgir doença cardiovascular.
  • Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): são semelhantes às LDL, mas contendo mais gordura e menos proteínas.
  • Triglicéridos: são um outro tipo de gordura que circula no sangue ligada às VLDL. Uma alimentação excessivamente rica em calorias, açúcares ou álcool eleva os triglicéridos, aumentando o risco cardiovascular.
Retirado de: http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/o-que-e-o-colesterol.html

Para saberes mais sobre este tema podes visualizar o seguinte vídeo: